Notícias

Mais Notícias...

Segunda Licenciatura Em Pedagogia

Base legal do curso: Resolução CNE 02/2015 Clique Aqui

Requisito para ingresso: diploma de curso de licenciatura

Carga Horária: 1200 horas

Integralização: mínima de 3 semestres e máxima 6 semestres

Modalidade de oferta: aulas semanais presenciais

Estágios: 300h – com redução de carga horária sob comprovação de docência regular na Educação Básica

Coordenação do Curso: Profª. Drª. Adriana Fátima Canova Motter

Contato com a coordenação: adrianamotter@setrem.com.br

 


Funcionamento do Curso

 

De acordo com o Ministério da Educação – MEC/CNE/CP - Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, o curso de "Segunda Licenciatura” atende profissionais da área da educação a portadores de diplomas de cursos de graduação em licenciatura, independentemente da área de formação.

 

O Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Faculdade Três de Maio/SETREM, atende profissionais licenciados em áreas de conhecimento diferentes da Pedagogia. Com a formação em Pedagogia, por meio de segunda licenciatura, o profissional estará habilitado, em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, Resolução MEC/CNE/CP nº.1 de 15/05/2006, art. 2º, a atuar no "(...) o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.”

 

Os conteúdos curriculares, objetivos do curso, perfil do egresso, entre outros elementos normativos e curriculares, atendem ao expresso no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Três de Maio.

 

Para ingressar no curso de "Segunda Licenciatura em Pedagogia” é preciso ser portador de curso superior, licenciatura. A comprovação será feita por meio de apresentação de diploma e histórico escolar de curso reconhecido. Para o processo de aproveitamento (dispensa de componentes curriculares), o estudante precisa solicitar uma análise de currículo, considerando a matriz curricular para a "Segunda Licenciatura em Pedagogia” (na sequência).

 

Conforme Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, os portadores de diploma de licenciatura com exercício comprovado no magistério e exercendo atividade docente regular na educação básica poderão ter redução da carga horária do estágio curricular supervisionado até o máximo de 100 (cem) horas.

 

 

Como se matricular

O ingresso pode ocorrer em qualquer época, havendo componentes curriculares a serem iniciados naquele semestre. A matrícula é presencial e realizada no Campus Setrem, sendo exigida a seguinte documentação:

- Diploma e Histórico Escolar dos Componentes Curriculares da primeira Licenciatura;

- Ementas dos Componentes Curriculares cursados na primeira licenciatura (apenas para quem quiser solicitar o aproveitamento de componentes)

- Cópia da Carteira de Identidade (ou de documento que a substitua legalmente).

- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.

- Cópia do Título de Eleitor.

- Cópia do Certificado Militar (apenas para candidatos do sexo masculino)