Notícias

Mais Notícias...

Infraestrutura do Curso de Agronomia

 

Área Experimental:
Em aproximadamente sete hectares são desenvolvidos ensaios experimentais com diversos cultivares. A finalidade é determinar o melhor potencial produtivo em relação às condições de clima e solo da região, bem como, as melhores épocas de semeadura, as adubações propulsoras de maiores rendimentos, as densidades ideais de semeadura e os tratos culturais adequados.
Esses ensaios, além de gerarem publicações científicas, servem de ambiente de estudo aos alunos e difusão de tecnologia aos produtores rurais da região.

Escola-Fazenda:
Localizada no município de Independência, com área de aproximadamente 160 hectares, é utilizada para a realização de testes, em áreas extensivas, dos resultados dos ensaios efetuados na Área Experimental.

Ocorrem ainda aulas práticas que envolvem máquinas e implementos e a vistoria de lavoura para produção de grãos e de sementes, além de avaliações de perdas em colheita e demarcação de terraços e medição de áreas.

Tambo:
Mantêm um plantel de vacas das raças Holandês e Jersey, com aproximadamente 45 animais em lactação, mais terneiras em criação e vacas secas, além dos machos, os quais são criados em confinamento para abate. A produção diária de leite é de aproximadamente 1100 litros. O sistema de pro-dução leiteira permite ao estudante a con-textualização do ensino através de práticas de manejo com os animais. Está localizado no Campus.

Suínos, ovelhas e aves de corte e postura:
Estas espécies também são criadas no Campus, oportunizando a realização de práticas de manejo, alimentação e avaliação de custos. Além das espécies citadas e com os mesmos objetivos, também são criados coelhos e abelhas (esta última, na Escola-Fazenda).

Agroindústria SETREM :
Composta por três partes distintas quanto ao processo de industrialização (derivados de leite, de produtos cárneos e vegetais), a Agroindústria objetiva propiciar a vivência prática dos processos de fabricação de aproximadamente 35 produtos, com as respectivas Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), ao tempo que permite análise de agregação de valor ao produto primário.

Estufas e Horta:
Em três estufas de 200 m2 cada, localizadas no Campus, são produzidas flores de jardim, de corte, de vaso, mudas de hortaliças e de espécies silvícolas nativas e exóticas, além de hortaliças em sistema hidropônico. Nelas, os alunos aprendem, além do manejo de cultivos em ambiente protegidos, o próprio manejo das estufas (climatizadas ou não). Na horta são produzidas mais de 20 espécies de hortaliças e legumes em ambiente aberto.

Central de Laboratórios:
Os laboratórios existentes no Campus, atualmente em ampliação em virtude da construção de uma nova estrutura física, contam com salas e equipamento para Análise de Solos e de Sementes e Microbiologia Agrícola.

Laboratório de Análises de Solos:
O laboratório de Análise de Solos está localizado junto ao prédio 10 - Central de Laboratórios possuindo uma área de 90 m2, dividido em salas de recepção/preparo/ secagem; extração e determinação, além de emissão de laudos. Tem como principal função apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da prestação de serviços à comunidade regional por meio da avaliação da composição e o estado da fertilidade do solo através de análises físico-químicas. As metodologias analíticas utilizadas para as determinações dos elementos químicos seguem a recomendação da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solos para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (ROLAS).

Laboratório de Análises de Sementes
O Laboratório de Análise de Sementes é o centro do controle de qualidade de sementes, uma vez que nele são realizados os testes de qualidade, base determinante de decisões sobre as diversas fases da produção e uso das sementes. Em acordo com a Legislação pertinente, a realização desses testes, bem como a emissão de informes e boletins, baseia-se nas Regras de Análise de Sementes. Os principais testes realizados são: Análise de Pureza, Verificação de Outros Cultivares por Número, Determinação de Outras Sementes por Número, Teste de Germinação, Pragas, Vigor, Peso de Mil Sementes e Tetrazólio. O Laboratório possui uma área de 55,46m2, dividida em sala de recepção/protocolo, arquivo de amostras, sala de homogeneização/execução de análise e sala de germinação. Encontra-se localizado junto ao Prédio 6.