Notícias

Mais Notícias...

Infraestrutura do Curso de Enfermagem


LABORATÓRIO DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

     O laboratório tem capacidade para atender 25 alunos. Neste local, poderão ser desempenhadas técnicas individuais e coletivas referentes aos fundamentos básicos do exercício da Enfermagem. Possui uma área total de 50m2. A sala está equipada com balcão e pia com instalações de água e esgoto e dispõe de equipamentos que simulam uma enfermaria.

LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA

     O Laboratório de Anatomia Humana é dividido em dois ambientes distintos e interligados. No primeiro, se realizam estudos em peças anatômicas humanas, e, no segundo, são realizados estudos em modelos anatômicos sintéticos, bem como em mapas de anatomia humana. O laboratório está equipado com os seguintes modelos anatômicos: torso em tamanho natural, torso em tamanho reduzido, esqueleto em tamanho natural, sistema muscular, coração, laringe, pelve masculina e feminina, sistema circulatório, e ciclo evolutivo do embrião até o segundo mês de gestação. Os mapas anatômicos disponíveis são: sistema urinário, sistema muscular, sistema esquelético, sistema circulatório, sistema respiratório, dentes e glândulas digestivas, sistema nervoso, sistema endócrino, coração, sistema digestório e corpo humano.

LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

     Permite aos estudantes a visualização dos organismos microscópicos e realização de técnicas de coloração, técnicas de inoculação, provas bioquímicas e demais atividades pertinentes. Com espaço físico de 44,70 m2, dividida em três ambientes assim distribuídos: sala de aula prática de microbiologia contendo acomodações para 25 estudantes, contador elétrico de colônias, microscópios binoculares, microscópio binocular com câmera de vídeo, estufas bacteriológicas, bancada para coloração gram e bancada para inoculação; sala de lavagem e esterilização contendo autoclave, geladeira e estufa de esterilização e sala de preparação de meios de cultura e inoculação contendo um armário e um balcão com pia.  Rede elétrica, lógica, hidráulica, tubulação de gás e revestimentos de piso e paredes de acordo com as especificações para este tipo de laboratório.

LABORATÓRIOS DE QUÍMICA, BIOQUÍMICA

     Em um espaço físico de 44,70m2 Visa atender as necessidades dos estudantes nos aspectos relativas à química seja essa nos princípios da química geral, orgânica e inorgânica, proporcionando embasamento prático e teórico para que ele seja capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos, bem como criar um posicionamento e uma consciência química de produção agroindustrial, bem como desenvolver conceitos da Bioquímica. O laboratório esta dividido em três ambientes assim distribuídos: sala de aula prática contendo bancadas para os estudantes e professor providas de sistema de gás; sala de lavagem contendo armários, balcão e aéreo, vidraria, pHmetro, centrifuga, dessecador, balança analítica, bateria de extração de 6 provas, determinador de umidade, fotômetro de chama, espectrofotômetro, refratômetro e condutivímetro de bancada e sala de preparo de soluções contendo uma capela de exaustão de gases, balcão e reagentes, conforme descrição abaixo de materiais permanentes e de consumo.

LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA

     O Laboratório de Microscopia está equipado com quatro bancadas de estudo, treze microscópios e treze conjuntos de vinte e cinco lâminas de tecidos cada, que permitem o estudo de células e tecidos humanos.