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Histórico do Curso de Pedagogia

O Ensino Fundamental é meta principal do Governo Federal nos próximos anos e esta preocupação, também, parece ser compartilhada com os municípios da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O curso Licenciatura em Pedagogia, habilitando à administração escolar, tem um currículo que foge à homogeneidade dos currículos trabalhados em nível de Ensino Superior na área de Educação nas diferentes instituições da região. O currículo da Licenciatura em Pedagogia objetiva qualificar pedagogicamente para o exercício profissional de docentes que atuam e atuarão na área educacional. O currículo do curso ora proposto visa a uma práxis que propicie o desenvolvimento das responsabilidades atinentes à cidadania proposta nos planos de estudos e que contemplem as áreas: do desenvolvimento pessoal; das ciências que fundamentam a educação; da expressão; criatividade e comunicação, da área de vinculação da teoria com a prática e área da integração educativa.

A proposição do currículo Licenciatura em Pedagogia tem duas vertentes: a primeira considera que o profissional docente das séries iniciais do Ensino Fundamental deve ter uma formação de nível superior centrado na reflexão sobre as teorias e métodos educacionais e práticas. A segunda enfatiza a atuação profissional do docente no trabalho coletivo da escola, porém perpassando a visão do professor articulador e mediador que valoriza o exercício da docência, as áreas do conhecimento, a ampliação dos horizontes culturais e o desenvolvimento da sensibilidade para as transformações do mundo contemporâneo e o mundo da escola.

Amplia-se assim, substancialmente, a possibilidade da formação de um professor técnica e cientificamente apto a compreender o ser humano como um todo. A sua prática deve permitir que desenvolva uma reflexão crítica sobre os conteúdos curriculares e sobre as teorias que esteja expondo, mas, ao mesmo tempo, deve suscitar (re) dimensionamento ou (re) organização da atividade pedagógica efetivada.

A Lei 9.394, nos termos do Art.62, prevê para o acadêmico da Licenciatura em Pedagogia a formação geral e assegura, simultaneamente, o acesso ao conhecimento que vem sendo produzido nas diversas áreas. Visa ainda a promover o desenvolvimento das habilidades necessárias à condução, com qualidade, do processo pedagógico em sala de aula e na escola, favorecendo a (re) organização do próprio trabalho escolar. Além disto, visa à compreensão das especificidades dos diferentes momentos da aprendizagem e das características próprias dos alunos do Ensino Fundamental, o domínio dos conhecimentos básicos das áreas contempladas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, uso das tecnologias associadas ao ensino e formas de avaliação.

Centrado nestes objetivos, o Curso ainda propicia o conhecimento das idéias que embasam uma postura educacional de caráter histórico-cultural. Esta forma de encaminhamento da educação pressupõe alguns conceitos e posturas norteadoras:
a) o professor é sempre o mediador das situações educativas;

b) o aluno, um dos sujeitos do processo, ao lado do professor, produz conhecimentos pela interação;

c) a aula é o encontro entre sujeitos que visam à socialização dos saberes;

d) os conhecimentos são recortes do mundo cultural, saberes produzidos em conjunto;

e) educação é o diálogo entre saberes que, coletivamente sistematizados, produzem transformações.

Assim, pensando, o curso atende às demandas teóricas de nossos tempos, possibilitando que se ultrapasse paradigmas tradicionais de educação e se coloque o ambiente educativo ao nível da expectativa social.