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Habilidades e Competências do Curso de Pedagogia

As competências e habilidades trabalhadas no curso dizem respeito aos saberes pedagógicos assim configurados:

a) saberes pedagógicos amplos:
I – Conhecer a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção, a partir da compreensão dos aspectos filosóficos, sociais, históricos, políticos, econômicos e culturais que a configuram e condicionam;
II – Compreender os processos de planejamento e implementação das políticas pedagógicas expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas Diretrizes Curriculares Nacionais;
III – Compreender o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças, jovens, adultos inseridos em seus contextos sociais e culturais, considerando as dimensões cognitivas, afetivas, éticas e estéticas;
IV – Utilizar as teorias pedagógicas e curriculares para a reflexão sobre a prática de elaboração do projeto pedagógico e desenvolvimento de processos de organização e gestão do trabalho educativo.

b) saberes pedagógico-didáticos
I – Participar da formulação, discussão, avaliação do projeto pedagógico da escola;
II – Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar o trabalho pedagógico escolar e não-escolar, a partir da dinâmica institucional e seus processos organizativos;
III – Planejar, organizar, realizar, gerir e avaliar situações de ensino e aprendizagem de modo a adequar conteúdos e metodologias específicos das diferentes áreas à diversidade dos alunos e à promoção da qualidade da educação;
III – Incorporar ao trabalho docente as novas tecnologias de informação e comunicação, e realizar pesquisas e analisar situações educativas e de ensino, de modo a produzir conhecimentos teóricos e práticos.

c) saberes das áreas específicas
I – Conhecer, dominar e articular os conteúdos e metodologias específicos das áreas do conhecimento envolvidos nos diferentes âmbitos de formação e atuação profissional;
II – Proceder à seleção e à organização de conteúdos e à sua transposição didática, de modo a converter o conhecimento científico em conhecimento curricular, considerando contextos sócio-culturais e capacidades cognitivas e afetivas dos alunos;
III – Promover a articulação e integração entre saberes e processos investigativos dos diversos campos do conhecimento visando à formação do cidadão.

O profissional que o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia habilita deverá
ser capaz de:

- Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;

- Comprometimento com aperfeiçoamento cultural e profissional;

- Responsabilidade de pesquisa e investigação científica;

- Leitura do mundo a partir de uma visão humanística;

- Conhecimento dos problemas nacionais e regionais;

- Observar, interpretar, analisar e sintetizar diferentes situações propostas;

- Comunicar o saber através de ações pedagógicas;

- Correta expressão oral e escrita;

- Interação consciente do processo educativo;

- Compreensão do processo da construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;

- Capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade de ensino e medidas que visem superar a exclusão social;

- Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica.

Competências e Habilidades

 

O PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Três de Maio - SETREM está definido de acordo Resolução CNE/ CP Nº 1, de 15 de Maio de 2006 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia que visam a formação do estudante de Pedagogia com características e possibilidades específicas para desempenhar um trabalho de educação sistemática em âmbito escolar e não-escolar. Sendo assim, este projeto, que constantemente é revisitado, propõe desenvolver as seguintes competências e habilidades:
 
  • Compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativa que se dão em diferentes âmbitos e especialidades.
  • Compreensão do processo de produção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
  •  Proporcionar a igualdade cultural e social aos educandos, principalmente na avaliação.
  • Formular e encaminhar soluções de problemas educacionais, condizentes com a realidade sócio-cultural;
  • Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • Analisar reflexivamente uma proposta curricular e metodológica para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Articulação da atividade educacional na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
  • Capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais e de propor ações criativas às questões da qualidade da educação e medidas que visem minimizar a exclusão social com consciência respeitando as diferenças ambiental-ecológica, étnico-raciais, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.
  • Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Desenvolvimento do projeto pedagógico, sistematizando as atividades de educação caracterizadas por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
  • Desenvolvimento de uma ética de atuação profissional e a conseqüente responsabilidade social;
  • Ensinar diferentes linguagens nas seguintes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças.
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à Educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.
  • Identificar problemas socioculturais e socioambientais com postura investigativa integrativa e propositiva em face de realidades complexas estabelecendo diálogo entre as demais áreas do conhecimento.
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Cuidar e educar crianças de zero a cinco anos contribuindo para o desenvolvimento das dimensões física, psicológica, intelectual e social.
  • Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Apreensão do processo de produção do conhecimento da Educação Infantil inseridas em seus contextos social e cultural.
  • Capacidade de elaborar e desenvolver metodologias, estratégias e materiais pedagógicos adequados ao desenvolvimento do trabalho educativo para classes de Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista as características dos alunos e seu meio social.
  • Capacidade de atuar na gestão, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos em diferentes contextos da prática profissional; 
 
Do mesmo modo, faz-se necessário ao futuro pedagogo/a ter domínio das competências reconhecidas como prioritárias na formação continuada dos professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil, tais como:
 
- Organizar e dirigir situações de produção de saberes;
- Administrar a progressão da produção de saberes;
- Conceber e ser auxiliar no processo de progressão da produção de saberes;
- Interagir com os sujeitos da produção de saberes;
- Trabalhar em equipe;
- Participar da administração da escola;
- Informar e interagir com as famílias;
- Apresentar encaminhamentos para os dilemas éticos da profissão;
- Administrar sua formação continuada.