Notícias

Mais Notícias...

Histórias de Sucesso do Curso de Pedagogia

‘O segredo do sucesso profissional está em comprometer-se. ’

Oportunidades existem para quem acredita, persiste e verdadeiramente estuda. Sabe bem disso, Elisabete Andrade, 28 anos, pedagoga e Mestre em Educação nas Ciências. Atualmente é professora do 1ª Ano do Ensino Fundamental e de disciplinas no Curso de Licenciatura em Pedagogia e de pós-graduação da Faculdade Três de Maio – SETREM.

Nada ocorreu por acaso com Elisabete, o sucesso é resultado de seu esforço e dedicação, que começou com o sonho de ingressar na faculdade. Fez o que pode para concretizar este objetivo, já que os pais não tinham condições financeiras para auxiliá-la. Aos 16 anos ingressou no mercado de trabalho, atuando como vendedora no comércio de Três de Maio. Foram sete anos de muita aprendizagem, trabalhando de segunda a sábado. "No ano de 2000, prestei vestibular para Pedagogia na SETREM. Festejei muito minha aprovação. Foi o começo de minha trajetória como educadora.”

Em 2003, largou o trabalho estável e apostou na realização profissional, passou a atuar como bolsista na SETREM. Após a formatura, já estava com a contratação efetivada. "Sentia-me feliz, mas ainda incompleta. Então elaborei um projeto de pesquisa sobre ‘Educação Continuada de Professores’ e fiz seleção para Mestrado. Iniciei o curso em 2005, sendo contemplada com uma bolsa de estudos da CAPES. Foram dois anos de estudos intensos, muitas leituras e reflexões que realmente abriram meus caminhos profissionais.”

Para Elisabete, o segredo do sucesso profissional está em comprometer-se. Tão importante quanto ser inteligente é ser competente, empenhando-se nas tarefas e compromissos que se dispôs a realizar, sem esquecer que o respeito é o princípio de toda e qualquer relação. "Escolhi ser professora por poder contribuir com o processo de formação/educação das pessoas, tendo a possibilidade de, partindo das minhas vivências e experiências, da minha história, mostrar que os desafios e as dificuldades sempre irão existir, porém não podem nos impedir de sonhar e acreditar que é possível conquistar o nosso espaço.”

Segundo a jovem, o tema ‘infância e a formação de professores’ deve continuar acompanhando sua trajetória profissional. Pretende ampliar estudos com Doutorado em Educação.