Notícias

Mais Notícias...

Histórias de Sucesso do Curso de Psicologia

“Queria atuar profissionalmente em algo que me fizesse sentir bem. Me sentir viva.”

A grande preocupação do psicólogo é a qualidade e o bem-estar do ser humano. Entendendo isso e o papel importante que a profissão exerce na sociedade, Rita de Cássia Maciazeki Gomes desenvolveu por sete anos trabalhos com a população de moradores de rua de Porto Alegre.

Natural de Santo Antônio da Patrulha, Rita conheceu a psicologia através de uma professora quando ainda freqüentava o magistério. Foi estudando as teorias psicológicas que passou a nominar o que já praticava experimentalmente: escutar o outro, acolher seu sofrimento e tentar ajudá-lo. “Ingressei na faculdade em 1995, sem dúvidas sobre minha escolha profissional, no entanto, me questionava sobre a área a seguir. A psicologia é vasta e oferece vários campos de atuação. Queria atuar em algo que me fizesse sentir bem. Me sentir viva. Foi quando conheci a Pensão Protegida Nova Vida.”

O espaço acolhe pessoas oriundas de internações psiquiá-tricas e que estão em processo de retorno à sociedade. Ao conhecer o local, interessou-se muito pela questão da Saúde Mental e pelas possibilidades de trabalho que poderia desenvolver nesta área. Ao deparar-se com uma paciente com histórico de situação de rua, iniciou um trabalho inovador. “Foi o início de uma clínica diferente, uma Clínica da Rua. Os atendi-mentos não se davam em quatro paredes, mas na rua. Foquei meus estudos na temática da cidade contemporânea, nos modos de viver e habitar. Temas para mim instigantes que sigo estudando.”

Hoje, com 31 anos, Mestre em Psicologia Social e Institucional e Especialista em Saúde Mental Coletiva, tem diversos trabalhos e pesquisas publicados. Atua no Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIF), iniciativa do governo federal, que atende famílias em vulne-rabilidade social; no Programa Primeira Infância Melhor; e como Consultora da Unesco. “A faculdade, a pós-graduação e o mestrado foram conseqüências da necessidade de unir teoria e prática. Para mim, o profissional de sucesso é aquele que faz o que gosta e desenvolve com entusiasmo e paixão o seu trabalho.”

Rita é professora do Curso de Psicologia na SETREM.