Notícias

Mais Notícias...

Central de Laboratórios

LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
Permite aos estudantes a visualização dos organismos microscópicos e realização de técnicas de coloração, técnicas de inoculação, provas bioquímicas e demais atividades pertinentes. Com espaço físico de 44,70 m2, dividida em três ambientes assim distribuídos: sala de aula prática de microbiologia contendo acomodações para 25 estudantes, contador elétrico de colônias, microscópios binoculares, microscópio binocular com câmera de vídeo, estufas bacteriológicas, bancada para coloração gram e bancada para inoculação; sala de lavagem e esterilização contendo autoclave, geladeira e estufa de esterilização e sala de preparação de meios de cultura e inoculação contendo um armário e um balcão com pia.  Rede elétrica, lógica, hidráulica, tubulação de gás e revestimentos de piso e paredes de acordo com as especificações para este tipo de laboratório.
 
LABORATÓRIOS DE QUÍMICA E FÍSICO QUÍMICA
Em um espaço físico de 44,70m2 Visa atender as necessidades dos estudantes nos aspectos relativas à química seja essa nos princípios da química geral, orgânica e inorgânica, proporcionando embasamento prático e teórico para que ele seja capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos, bem como criar um posicionamento e uma consciência química de produção agroindustrial, bem como desenvolver conceitos da Bioquímica. O laboratório esta dividido em três ambientes assim distribuídos: sala de aula prática contendo bancadas para os estudantes e professor providas de sistema de gás; sala de lavagem contendo armários, balcão e aéreo, vidraria, pHmetro, centrifuga, dessecador, balança analítica, bateria de extração de 6 provas, determinador de umidade, fotômetro de chama, espectrofotômetro, refratômetro e condutivímetro de bancada e sala de preparo de soluções contendo uma capela de exaustão de gases, balcão e reagentes, conforme descrição abaixo de materiais permanentes e de consumo.
 
 
LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL
O laboratório de Física possui espaço de 71,5 m2, para 50 estudantes, servindo de meio para o desenvolvimento de aulas experimentais, de pesquisa de dados, para análise qualitativa e quantitativa de dados. Possui conjunto mestre de Física Geral, conjunto para troca de calor, conjunto de experimentos para Hidrostática, Kit de Magnetismo, Banco Óptico Linear Kissmann, Banco Ótico Santana, Painel de Forças Standard com Hastes e Tripés, Dilatômetro Linear Cabral Digital, Colchão de ar linear para computador com sensores e software, Plano inclinado completo, conjunto de mecânica – ARETE, Calorímetro de água didático, gerador eletrostático de correia Van de Graff. Nas aulas experimentais são ministradas práticas de física sobre mecânica (estática e dinâmica), termologia e termodinâmica, eletricidade, magnetismo, eletromagnetismo, circuitos de correntes contínuas e alternadas, ótica geométrica e ótica física e sobre eletrônica básica, servindo os componentes curriculares de Física I, Física II, Eletricidade Básica.
 
 
LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE, AUTOMAÇÃO E BIOGÁS
Laboratório didático para a Eletricidade e Automação, com espaço físico de 58,38m2 (osciloscópio, multímetros, fontes de alimentação), possuindo bancada para os motores elétricos que servem para realizar determinadas atividades, como montagem e desmontagem dos mesmos, materiais para montagem de circuitos elétricos. Está em fase de implantação de componentes eletrônicos (resistores, capacitores, diodos, transistores, circuitos integrados, leds, foto-acopladores, "proto-boards") para aulas de automação.
 
LABORATÓRIO DA AGROINDÚSTRIA E DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR E REFRIGERAÇÃO
O laboratório da agroindústria é constituído por três unidades de industrialização: derivados do leite, derivados de carne e derivados de vegetais, sua infraestrutura permite aulas práticas de transformação da matéria-prima em produtos inovadores. Interligando as unidades encontra-se um minilaboratorio de controle de qualidade do leite in natura. Em anexo a unidade de industrialização de derivados de vegetais encontra-se o laboratório de refrigeração, o qual contribui para desenvolvimento do conhecimento prático dos processos de refrigeração.
               
LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA
O Laboratório de Microscopia está equipado com quatro bancadas de estudo, treze microscópios e treze conjuntos de vinte e cinco lâminas de tecidos cada, que permitem o estudo de células e tecidos humanos.