Notícias

Mais Notícias...

Concepções

A seguir, encontram-se explicitadas algumas concepções entendidas, pelo corpo docente do Curso de Bacharelado em Agronomia da SETREM, como fundamentais para nortear a qualificada execução de seu Projeto Político Pedagógico.

 

1.1.1 Ser humano

Ser social e ético regido por condições humanas, que interage com o meio em que vive, apresentando sensibilidade, senso crítico, capacidade de posicionar-se e reposicionar-se constantemente perante mudanças e desafios.

 

1.1.2 Sociedade

Espaço pluralista e democrático, constituído por pessoas, regido por normas estabelecidas a partir de valores éticos e morais.

 

1.1.3 Educação

Processo contínuo de desenvolvimento intelectual, cultural, moral e pessoal, compartilhando o saber com o grupo de convívio a partir de uma visão holística e sistêmica.

 

1.1.4 Educação superior

Espaço-tempo de aprofundamento do processo de desenvolvimento das habilidades e competências técnico-científicas e humanas, a partir de uma opção em nível intelectual e profissional.

 

1.1.5 Professor (a)

Profissional preparado, qualificado para promover, mediar e socializar o conhecimento, comprometido com o saber dentro de princípios e valores éticos.

 

1.1.6 Aluno (a)

Indivíduo participativo, solidário e cooperativo, que busca e gera conhecimentos, desenvolvendo o raciocínio para fazer frente às necessidades do futuro profissional integrante da sociedade.

 

1.1.7 Conhecimento

Saber produzido, atualizado e socializado através de experiências e informações para que se estabeleça a compreensão e a transformação das relações que regem o convívio do ser humano no mundo.

 

1.1.8 Currículo

Diretrizes básicas estabelecidas a partir de um conjunto de ações pedagógicas articuladas, organizadas e sistematizadas, tendo como base os componentes curriculares, para a formação profissional e intelectual do ser humano.

 

1.1.9 Teoria e prática

A relação entre teoria e prática é a expressão resultante da interação entre o conhecimento e a ação.


 1.1.10 Profissional Engenheiro (a) Agrônomo (a)

Profissional com formação eclética, alicerçada na consciência crítica, social, ambiental e econômica, capaz de desenvolver atividades pertinentes ao seu campo profissional, gerar e aplicar conhecimentos e técnicas agronômicas adequadas às demandas agropecuárias, integrando a produção vegetal e animal com ênfase na melhoria da qualidade da vida.