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Desenho curricular

Desenho curricular do curso de agronomia da SETREM

 

Os vegetais superiores apresentam em sua organização estrutural alguns órgãos vegetativos e outros reprodutivos. Assim, com uma planta espermatófita, é possível ilustrar pedagogicamente a proposta curricular do Curso de Agronomia da SETREM. Para tanto, o desenho curricular elaborado considera:

  1. O núcleo comum do curso, proposto no art. 7 da resolução n° 01 de 02 de fevereiro de 2006 do CNE/CES: núcleo de conteúdos básicos, núcleo de conteúdos profissionais essenciais e núcleo de conteúdos profissionais específicos.
  2. Os eixos temáticos propostos no Projeto Político Pedagógico do curso, em número de oito: formação básica (Eixo 1), sistema de produção vegetal (Eixo 2), sistema de produção animal (Eixo 3), agroindústria (Eixo 4), engenharia agrícola (Eixo 5), gestão ambiental (Eixo 6), gestão do agronegócio (Eixo 7) e gestão de recursos humanos (Eixo 8).

 


Buscando referência nos vegetais superiores, o desenho curricular do Curso de Agronomia da SETREM está organizado em componentes curriculares representados por raízes, vasos condutores, folhas e fruto

 a) RAÍZES: as raízes compõem a parte do eixo vegetal adaptado às funções de fixação e de absorção da água e de sais minerais, além de acumular substâncias de reserva. Metaforicamente, no desenho curricular do Curso representam os componentes curriculares do núcleo de conteúdos básicos, os quais resgatam o conhecimento adquirido pelos acadêmicos até o Ensino Médio. Ainda, reforçam o conteúdo essencial para os demais componentes curriculares que serão trabalhados no decorrer da graduação. Seguidas sempre do número que as caracteriza no desenho curricular, são elas: - Informática (1); Metodologia da Pesquisa (2); Química (3); Biologia I (4); Biologia II (5); Comunicação e Expressão(6); Matemática (7); Física (8); Inglês Técnico (17); Libras (18).


b) VASOS CONDUTORES: o caule, por suportar as folhas, flores e frutos, estabelece ligação entre estas partes e a raiz, dando sustentação mecânica e transportando nutrientes via vasos condutores: xilema e floema. Na presente desenho curricular os vasos condutores representam os componentes curriculares profissionalizantes essenciais, básicos para o desenvolvimento dos componentes profissionalizantes específicos, aqui caracterizados pelas folhas. Os componentes vaso condutores, em número de sete, representam cada um dos sete eixos temáticos (eixo 2 a eixo 8) trabalhados no Curso. Os componentes vasos condutores de cada um sete eixos temáticos trabalhados encontram-se explicitados em sequência.
 
b.1 Eixo 2: Microbiologia Agrícola (10); Estatística (11); Técnicas e Análises Experimentais (12); Bioquímica (13); Genética e Biotecnologia (14);Fisiologia Vegetal (15); Agrometeorologia e Climatologia (16); Solos: Gênese, Propriedades e Classificação (19); Aptidão, Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água (20); Melhoramento Vegetal (22); Fitopatologia Geral (23); Fruticultura Geral (25); Entomologia Geral (29).

b.2 Eixo 3: Estatística (11); Técnicas e Análises Experimentais (12); Bioquímica (13); Genética e Biotecnologia (14); Agrometeorologia e Climatologia (16); Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos (37); Pastagens e Plantas Forrageiras (38); Bromatologia e Nutrição Animal (41).

b.3 Eixo 4: Microbiologia Agrícola (10); Estatística (11); Técnicas e Análises Experimentais (12); Bioquímica (13); Genética e Biotecnologia (14); Fisiologia Vegetal (15); Sistemas Agroindustriais (48).

b.4 Eixo 5: Desenho Técnico Aplicado (9); Estatística (11); Técnicas e Análises Experimentais (12); Topografia e Cartografia (53); Geoprocessamento e Georeferenciamento (54); Hidráulica e Hidrologia (56); Desenho Assistido por Computador (62).

b.5 Eixo 6: Manejo e Gestão Ambiental (68); Manejo de Bacias Hidrográficas (74).

b.6 Eixo 7: Economia Rural (75); Gestão Empresarial, Marketing e Agronegócio (77); Estratégias de Mercados Derivativos Agropecuários (78); Pesquisa e Administração Mercadológica (79); Elaboração de Projetos Agropecuários (81).

b.7 Eixo 8: Introdução à Agronomia, Legislação e Ética Profissional (86); Sociologia Rural (87).



c) FOLHAS: as folhas, que compreendem expansões laterais dos caules, são responsáveis pela fotossíntese e capazes de sintetizar a seiva orgânica para a planta. No desenho curricular do Curso representam os componentes curriculares capazes de forjar os profissionais, ou seja, representam os componentes profissionalizantes específicos. 

c.1 Eixo 2: Nutrição de Plantas e Adubação (21); Fitopatologia Aplicada (24); Fruticultura Especial (26); Olericultura (27); Cultivo Hidropônico (28); Entomologia Aplicada (30); Controle de Plantas Invasoras (31); Plantas de Lavoura I (32); Plantas de Lavoura II (33); Manejo e Produção Florestal (34); Floricultura (35); Paisagismo, Parques e Jardins (36).

c.2 Eixo 3: Apicultura (39); Piscicultura (40); Produção e Manejo de Aves (42); Produção e Manejo de Suínos (43); Produção e Manejo de Bovinos de Leite (44); Produção e Manejo de Bovinos de Corte (45); Produção e Manejo de Ovinos (46); Sistema de Integração Agricultura-Pecuária (47).

c.3 Eixo 4: Controle de Qualidade e Pós-colheita de Produtos Agropecuários (49); Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Vegetal (50); Cultivo e Processamento de Plantas Medicinais e Aromáticas (51); Produção e Tecnologia de Sementes (52).

c.4 Eixo 5: Construções Rurais (55); Sistemas de Irrigação e Drenagem (57); Fertirrigação e Quimigação (58); Máquinas, Mecanização Agrícola e Logística (59); Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas (60); Energia na Agricultura (61); Agricultura de Precisão: Princípios e Aplicações (63); Instalações e Ambiência na Produção Vegetal (64); Armazenamento de Produtos Agrícolas (65); Aviação Agrícola (66); Divisão e Demarcação de Propriedades Rurais (67).

c.5 Eixo 6: Agroecologia (69); Agricultura Orgânica: Princípios Básicos (70); Bioengenharia dos Solos (71); Avaliação e Perícias Rurais (72); Uso do GPS na Agricultura e Meio Ambiente (73).

c.6 Eixo 7: Administração Agroindustrial (76); Agroinformática (80); Gerência de Promoção e Vendas (82); Turismo Rural (83); Comercialização Agrícola  (84); Empreendedorismo Rural (85).

c.7 Eixo 8: Política Agrícola e Desenvolvimento Rural (88); Comunicação e Extensão Rural (89); Associativismo e Cooperativismo (90); Direito, Legislação Agrária e Ambiental (91); Administração de Recursos Humanos (92).


d) FRUTOS: os frutos demonstram a produção das espécies, o resultado final de todo o processo de transformação e síntese. Num viés pedagógico desta afirmação, os frutos devem significar a capacidade dos acadêmicos em demonstrar a construção do conhecimento efetuada, o resultado final de sua caminhada antes de ingressar no mercado de trabalho. No desenho curricular do Curso de Agronomia da SETREM, estes frutos devem ser explicitados nas Práticas Profissionais (I e II), Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

e) O SOLO COMO BASE: o solo na metáfora da ‘árvore pedagógica’ representa os diversos ambientes que dão sustentação às atividades práticas, contextualização dos conteúdos estudados e referenciais teóricos aos mesmos, representados por: agroindústria, laboratórios, escola-fazenda, biblioteca, área de pesquisa SETREM e cultivos em ambiente protegido.

f) A ÁGUA: fundamental em qualquer sistema de produção agropecuário, a água no desenho curricular do Curso de Agronomia da SETREM está representada pelos diversos fatores que irrigam a produção da sabedoria: as parcerias (produtores rurais, cooperativas agropecuárias, Embrapa, empresas agropecuárias e agroindústrias), as viagens de estudo, as Atividades Complementares de Graduação (ACGs), os eventos (dias de campo, Seminário de Agronomia, Salão de Pesquisa SETREM, Fórum de Nutrição Animal e Seminário do Agronegócio), as pesquisas (NUAGRO, PIPS e monitorias) e o corpo docente.

g) O SOL: o grande gerador de energia, responsável pelo funcionamento do sistema como um todo, é aqui representado pelo Projeto Político Pedagógico do Curso e da Instituição, pelo PAEES, pelo currículo oculto e pelas Diretrizes Curriculares.