Notícias

Mais Notícias...

Estágios

O Curso de Psicologia oferece aos acadêmicos estágios orientados e supervisionados a partir do 4° semestre do curso. O estudante inicia seu percurso de práticas com a realização do Estágio Básico em Saúde Coletiva, cujo objetivo central é desenvolver um conjunto de competências básicas que envolvem práticas articuladoras do saber/fazer psicológico. Trata-se de um momento de interação com os espaços de práticas na comunidade, compreendendo um processo de estranhamento da realidade, produção de conhecimento e corresponsabilidade social. Esta prática tem duração de um ano e meio, três semestres. O primeiro semestre constitui-se de seminários teórico-práticos onde os alunos estarão se familiarizando com os diferentes serviços da rede (saúde, educação e assistência), sem estarem efetivamente vinculados a um local. Em um segundo momento de estágio, o aluno irá optar por um desses locais visitados e fará a seleção de ingresso. Este percurso de estágio terá a duração de um ano (dois semestres) e carga horária de 134 horas.

 

A partir do 7º semestre, os estudantes realizam os Estágios Específicos, vinculados às ênfases do curso. Essa prática perfaz quatro semestres consecutivos do curso de Psicologia totalizando 520 h/a. Em relação a carga horária semestral, prevê o cumprimento de 100 h/a no primeiro ano e 160 h/a no segundo ano. O estágio contempla encontros de orientação acadêmica semanal, individual e/ou grupal. Por ser a Psicologia uma das profissões da área da saúde, o Estágio Específico do curso de Psicologia da Faculdade Três de Maio/SETREM apresenta como eixo transversal os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), preconizados pelo Ministério da Saúde. Os valores que norteiam esta política são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão. Os espaços de estágio são os mais variados: serviços da rede (saúde, educação, assistência), sindicatos, ONGS, empresas, serviço-clínica escola – SERCEPS.

 

Estágio extracurricular – O acadêmico tem a possibilidade de realizar estágios extracurriculares, remunerado e não remunerado, desde que, sejam respeitadas as normativas e os critérios estabelecidos pelo projeto pedagógico do Curso de Psicologia da SETREM e que receba o acompanhamento/supervisão das atividades por um supervisor local com formação em psicologia. O objetivo é o aluno exercitar em atividades práticas, as competências relativas às habilidades desenvolvidas no curso. As atividades devem permitir ao acadêmico estagiário ampliar seus conhecimentos e colocar-se em contato com a realidade da atuação do profissional de Psicologia.

 

O estagiário de Psicologia poderá atuar em instituições públicas e privadas, como: empresas, hospitais, unidades básicas de saúde, escolas, centro de referência social – CRAS, coordenadoria da mulher e universidades.