Equipamento criado por docente é destaque no Programa Campo e Lavoura

Fauzi Shubeita está desenvolvendo um sistema de sensores capaz de medir a umidade do solo

A fim de identificar os níveis de umidade do solo de uma maneira mais efetiva e rápida, o professor do Curso de Sistemas de Informação da SETREM, Fauzi de Moraes Shubeita, desenvolveu um sistema de sensores capaz de medir a umidade do solo.

Conforme o professor do Curso de Agronomia da SETREM, Paulo Andre Klarmann, especialista em solos, o equipamento é uma inovação, pois normalmente uma análise em laboratório para identificar a umidade do solo demora mais de 24 horas para ficar pronta. “Até então, no processo realizado, necessitamos coletar amostras em diferentes profundidades, levar ao laboratório e secar o solo, para então determinar a porcentagem de umidade presente”, afirma.

Com a ajuda da tecnologia, Fauzi está desenvolvendo um equipamento que possui a capacidade de verificar instantaneamente o nível de umidade no solo. “Este equipamento funciona com sensores colocados a 25 centímetros abaixo da superfície, ligados a uma antena com transmissor de frequência que envia ao computador as informações sobre cada ponto em que os sensores foram instalados”, destaca o professor da SETREM.

O equipamento ainda está em fase de testes e adaptação, mas já se sabe que este permitirá economia de energia elétrica e de água na agricultura, pois dependendo do nível de umidade do solo, o produtor saberá se precisará aumentar ou diminuir a irrigação na lavoura.

Acompanhe a reportagem na íntegra:

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/videos/t/edicoes/v/universidade-do-rs-desenvolve-equipamento-para-verificar-nivel-de-umidade-no-solo/2030494/

Tags: #Institucional #Ensino Superior #Curso de Sistemas de Informacao #Sistema de Sensores #umidade do solo #Fauzi Shubeita


© 2020 Sociedade Educacional Três de Maio
SETREM - Login
Av. Santa Rosa, 2405 Três de Maio - RS - CEP 98910-000
Fone/Fax: +55 (55) 3535 4600