Acadêmicos e docentes da Setrem discutem soluções computacionais no setor agro

Evento reuniu estudantes dos cursos superiores de Agronomia, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação
Acadêmicos e docentes dos cursos superiores de Agronomia, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Setrem participaram de um evento conjunto, na segunda-feira, 7, no Auditório do Campus. Denominado "Inovar: quais os desafios na Agrocomputação”, o objetivo foi conhecer as oportunidades que envolvem soluções computacionais no setor agro.

Inicialmente, o coordenador do curso de Agronomia, Marcos Caraffa, relatou as diversas pesquisas e estudos realizados em parceria com empresas da área. Logo após, o professor Dalvan Griebler, coordenador do Laboratório de Pesquisas Avançadas para Computação em Nuvem (LARCC), apresentou alguns projetos desenvolvidos na computação para a área do agro, bem como sobre as instituições parceiras. As pesquisas realizadas envolveram análise de solos, deep learning na agricultura e tratamento de dados para biodigestor e avaliação da irradiação solar como fonte de energia renovável, assim como um projeto na área de monitoramento de pragas, do Lacobios.

O coordenador de Projetos da Setrem, Edinei Steffen, comentou sobre a necessidade da aproximação das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação com a área Agrícola. E desta forma, buscar alternativas que contribuam com o aumento da produção de alimentos para o mundo. "A Setrem tem o ambiente perfeito para o desenvolvimento de pesquisas que envolvam estas duas áreas, onde os acadêmicos serão os protagonistas destas mudanças”, afirmou.

E ao final, Roberto Hass, sócio proprietário da Aero Topografia, demostrou as diversas possibilidades que um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), também conhecido como Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) ou simplesmente drone, pode proporcionar ao estudo e pesquisas agrícolas, apresentando significativas reduções de trabalho para executar determinadas atividades que demandam de intervenção humana.

Tags: #agro #computacao #tecnologia #agronomia #sistemas de informacao #engenharia de computacao #setrem
Carregando comentários


© 2020 Sociedade Educacional Três de Maio
SETREM - Login
Av. Santa Rosa, 2405 Três de Maio - RS - CEP 98910-000
Fone/Fax: +55 (55) 3535 4600